21 de maio de 2017

Alimentos que ajudam a melhorar o nosso sono e descanso



Nos dias que correm muitas são as pessoas com graves problemas de sono nomeadamente insónias, isto deve-se em grande parte a correria em que vivemos diariamente, sempre com coisas por fazer a toda a hora, mesmo quando se fala na hora das refeições principais, comemos coisas rápidas à pressa e nem nos deparamos com o mal que isso  faz a nossa saúde.
Muito sabem que as insónias e o mau dormir são devido ao stress e a nossa má alimentação, mas existem alimentos que nos podem ajudar a dar a volta a esta situação em vez de  tomarmos medicamentos.
A primeira medida para combater este problema deve  começar por, antes de dormir evitar comer muito para permitir ao corpo uma boa reparação celular. Também é muito importante fazer exercícios de relaxamento fornecendo ao nosso corpo alívio do stress e repouso.
Alimentos a evitar são por exemplo os enchidos, os chocolates, o álcool, cafeína, bebidas com gás, comida designada como fast food e qualquer alimentos com muitas gorduras e elevados níveis calóricos.

Os alimentos que ajudaram no sono tranquilo são o leite pois contém triptofano, precursor da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o sono, o apetite, e apela à sensação de calma.
Que por sua vez, ajudará a regular a produção de melatonina, hormona responsável pelo sono.
 As bananas contêm magnésio e potássio, nutrientes que ajudam os músculos a relaxar.  
Os ovos são ricos em proteínas, vitamina B12 e colina, substâncias associadas à melhora da depressão.
E, consequentemente, das insónias. Mas o ovo não é o único detentor destes elementos, podemos encontrá-los por exemplo no frango, no peru, no queijo.
Alguns frutos e legumes têm propriedades antioxidantes, regeneradoras, protetoras e são essenciais para a saúde física e mental do corpo. Alface, couve, brócolos, cenoura, couve-flor, maças, morangos, maracujá, entre outros, ajudam também a se sentir relaxado e em harmonia.








Sem comentários:

Enviar um comentário