16 de novembro de 2016

As Panelas

(Para um melhor entendimento deste artigo, aconselhamos que leia primeiro este artigo.)


Na nossa cozinha, as panelas podem ser feitas de diversos materiais:

  • Aço Inox

 As panelas de aço Inox têm uma grande durabilidade e menor perda de energia, são resistentes à oxidação. Por terem um fundo triplo, permitem que o calor se espalhe uniformemente, cozinhando assim o alimento de forma homogénea. No entanto, podem ter resíduos de níquel na sua composição, elemento frequentemente relacionados a uma variedade de condições médicas, mas a sua influência pode ser anulada ao ferver água na panela algumas vezes.


  • Ferro

Estas panelas podem trazer benefícios à saúde, pois alguns estudos indicam que a utilização destas panelas pode ajudar a prevenir anemia. Também podem alterar o sabor dos alimentos, o que faz com que, ao escolher o alimento certo, o resultado final seja bastante melhor em termos de sabor. As panelas de ferro apresentam uma boa durabilidade e um baixo custo. No entanto, deve-se evitar conservar alimentos nestas panelas, pois pode aumentar demasiado a concentração de ferro, o que pode levar a distúrbios gastrointestinais.


  • Cobre
Estas panelas são inoxidáveis e boas condutoras de calor, mas nem tudo se pode confecionas nas mesmas, pois ao entrar em contacto com o sal ou com alimentos ácidos como o tomate, limão e vinagre, o cobre pode-se soltar da panela. As panelas de cobre podem também ser recicladas.

Estes três tipos de panelas, em termos de preço são ordenadas de uma forma crescente em Aço Inox, Ferro, e finalmente o Cobre sendo o mais caro, podendo  sempre variar conforme o estabelecimento onde as adquire.


PARA UMA CURIOSIDADE ESTONTEANTE CLIQUE AQUI


Links: 

Sem comentários:

Enviar um comentário