23 de dezembro de 2016

Óleos Alimentares para os óleões!!!

Reaproveitar o óleo após várias frituras prejudica a saúde. 

Quando o óleo de fritura é usado várias vezes, a temperaturas elevadas (por volta de 190°C), sofre oxidação, ou seja, absorve oxigénio e pode formar radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce. Também pode se formar ácidos gordos devido a mudanças físico-químicas provocadas pela interação com o ar, o que aumenta sua viscosidade.





A junção desses subprodutos, quando ingeridos pelas pessoas, inibe a ação de enzimas pancreáticas, diminuindo o ritmo da digestão (é comum a pessoa passar mal após a ingestão de um alimento frito com óleo que já tenha sido usado várias vezes). Outro perigo é a formação de substância tóxicas, como a acroleína, que pode interferir no funcionamento do sistema digestivo e respiratório, causando irritações nas mucosas, e facilitar o aparecimento de células degenerativas (cancro). 



O óleo deve ser trocado com alguma frequência, porém o tempo de utilização do óleo depende da quantidade de frituras que foi efetuada. 

No entanto existe alguns sinais que indicam quando é necessária trocar o óleo:
  • Formação de espuma ou fumos durante a fritura;
  • Escurecimento da coloração do óleo ou do alimento;
  • Cheiro e sabor estranhos tanto do óleo como do alimento.
Nunca se esqueçam que deve-se evitar a ingestão de alimentos fritos e dar preferência a alimentos grelhados ou assados no forno.



Agora a pergunta que se gera é:

"Então o que fazer com o óleo já utilizado?"

A solução é o óleão!

O óleão é um equipamento de recolha seletiva destinado à recolha de óleos alimentares domésticos. Poderá estar instalado em áreas protegidas, tanto no exterior como no interior.

O óleo após ser recolhido pode ser aplicado para fabricação de sabão ou utilizado como bio-diesel.



5 de dezembro de 2016

Eco Sound

Amarsul - Eco Sound


O projeto Amarsul Eco Sound é uma iniciativa que visa promover hábitos de reciclagem em Escolas Secundárias da Península de Setúbal, com o objetivo de consolidar hábitos de reciclagem na população escolar.

Este concurso iniciou-se dia 1 de Outubro de 2016, e será dado por terminado a 21 de Maio de 2017.

Como prémio, a escola vencedora receberá 1.000€ + IVA em material didático. Os alunos dessa mesma escola também serão premiados com um concerto de um artista nacional, com uma duração de aproximadamente 45 minutos. Também haverá um entrega de 1.000€ em cartões-brinde que serão repartidos pelos funcionários da escola vencedora.

2 de dezembro de 2016

Aprender Química a Brincar

                      Jogo Perfil Periódico                                Guerra Química  

               


 Estes jogos foram criados para que a aprendizagem dos elementos da tabela periódica
seja mais divertida.

 Os jogos foram criados no âmbito da disciplina de Química de 12º ano, em que nos foi pedido a realização de um jogo com a tabela periódica.

Jogo Perfil Periódico

 O clássico jogo das dicas, põem agora a por a química ao barulho. Nós criamos um jogo perfil periódico , através da adaptação do jogo perfil. O jogo perfil periódico é constituído por 30 cartas e é jogado como um duelo em que cada jogador tem à sua frente uma tabela periódica. O objetivo principal do jogo é identificar o máximo de elementos da tabela periódica. Existe uma pessoa a comandar o jogo que permite alternadamente a cada jogador escolher a carta, nestas estão curiosidades e dicas.

 Caso o jogador não saiba a resposta, pode utilizar as dicas para chegar à resposta. Se a resposta estiver certa, o respetivo jogador recebe pontos cuja quantidade depende do número de dicas que utilizou.
 O jogo finaliza quando as cartas acabarem sendo vencedor o jogador que tiver mais pontos.



Guerra Química
 A Guerra Química é  um jogo que consiste em testar os teus conhecimentos na química de modo a criar armas para derrotares os teus inimigos.

 O jogo é feito para ser jogado por 2 a 4 jogadores, onde os jogadores terão de reduzir os pontos de vida dos oponentes a zero. O jogo é Tabela Periódica. Aconselhamos que jogadores com um maior conhecimento na área da química utilizem o quiz para uma maior dificuldade, embora a sua utilização não seja obrigatória.

 Todos os jogadores utilizam um dado para saber quantas casas irão andar, embora a direção em que se movimentam esteja totalmente à sua escolha. Alguns elementos podem ser recolhidos, e os mesmos irão servir para mais tarde fabricar armas, cuja criação só é bem sucedida caso acerte a resposta numa questão aleatória do quiz.




MAS NÃO TE ESQUEÇAS QUE ISTO É SÓ UM JOGO!